Histórico


O Coro Gênesis foi constituído informalmente em 14 de julho de 1992, por incentivo do Movimento Pró-Arte de Panambi. No dia 14 de setembro desse mesmo ano, esse grupo de coralistas resolveu levar a sério esta iniciativa e fundou oficialmente o Coro Gênesis. Eram, então, 17 cantores sob a regência da senhora Nívia Ávila, tendo a senhora Iara Liebich Reinke como pianista. Os ensaios semanais e as apresentações sempre foram realizados nas dependências do Colégio Evangélico Panambi.
O Coro Gênesis é um grupo heterogêneo de cantores sem formação musical, com algumas exceções. Seu repertório é composto basicamente de músicas sacras e algumas músicas seculares.
Em 1992, o Coro apresentou sua primeira Cantata de Natal, denominada Rei de Amor, de Rodger Strader, com play back, no Salão Nobre do Colégio Evangélico Panambi, sob a regência da Senhora Nívia Ávila.
No início de sua fundação, durante seis meses, teve patrocínio das empresas locais Kepler Weber e Bruning Tecnometal. A partir de 1993, os próprios cantores passaram a arcar com as despesas do Coro.
No ano de 1994, o Coro Gênesis passou a ser regido pela senhora Gunda Kindel, mantendo a senhora Iara Liebich Reinke como pianista. No segundo semestre desse mesmo ano, o Coro passou a ser regido pela senhora Margit Hagemann.
No ano de 1999, o Coro Gênesis resolveu inovar e apresentou sua primeira Cantata de Páscoa, denominada Maior Amor, de John W. Peterson, sob a regência da Senhora Margit Hagemann.
No ano 2000, o Coro Gênesis passou a ser regido pelo Senhor Vitor Nehring, mantendo ao piano a senhora Iara Liebich Reinke.
No ano de 2001, a regência passou para a senhora Iara Liebich Reinke, tendo ao piano o jovem Marcelo Ahlert, que permaneceu até o ano de 2003. No ano seguinte, em 2004, o Coro passou a utilizar-se de play back para suas apresentações. A senhora Iara mantem-se na regência até os dias atuais.
O Coro Gênesis já participou de várias programações de nosso Município e em outras cidades como: Campo Alegre / SC, Concórdia / SC, Condor / RS, Gramado / RS, Horizontina / RS, Ijuí / RS, Lajeado / RS, Pejuçara / RS, Rio Negro / SC, São Bento do Sul / SC, Teotônia / RS e Três Passos / RS.
Desde sua criação, já apresentou 18 cantatas de Natal e 6 cantatas de Páscoa.
Atualmente o grupo é formado por 25 integrantes, divididos em Soprano I e II, Contralto, Tenor e Baixo, e reúne-se no Auditório da Hidropan para seus ensaios semanais.
No ano de comemoração de seu 20º aniversário, o Coro Gênesis apresentará a Cantata de Natal Emanuel – Deus Conosco.
(Por: Marielli Costa Beber, Dezembro de 2012)